Como montar um lava-rápido lucrativo – 4 passos para ganhar mais dinheiro no negócio

Posted by Marketing Onmotor
A boa gestão do negócio é uma parte fundamental para conseguir lucro com o lava-rápido.

Abrir um lava-rápido pode ser uma boa pedida para os brasileiros que desejam ter bons rendimentos com um negócio de baixo custo, tanto na construção como manutenção. Mediante o cenário de desemprego no país, que atinge 13,2 milhões de pessoas, segundo os dados do mês de maio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), empreender pode ser a melhor saída para conseguir manter as contas em dia.

Para saber como ganhar dinheiro com um lava-rápido, além de entender sobre o mercado, o trabalhador precisa de um eficiente sistema de gestão, uma boa equipe e um planejamento para atingir os objetivos pré-determinados pelos donos do negócio.

O mercado de lava-rápidos no Brasil

Mesmo em cenário de crise econômica, o mercado de lava-rápidos se mostra uma boa opção. O mercado automotivo continua aquecido, impactando diretamente na demanda dos serviços dos lava-rápidos.

Há alguns anos, era comum encontrar muitas pessoas aproveitando o final de semana para lavar o carro, colocando a mão na massa. Hoje, pela praticidade dos lava-rápidos, a falta de tempo e os bons preços, muitos consumidores preferem terceirizar a lavagem e aproveitar o dia de folga sem se preocupar com a limpeza do veículo.

A maior vantagem do setor é que a construção de um lava-rápido tem baixos custos, se comparada com outros serviços da área, e tem potencial para dar altos lucros. Além disso, como o setor automotivo está aquecido, o aumento do volume de carros implica um maior número de pessoas que precisam lavar o carro.

A quantidade média de vezes que um cliente lava o carro por mês varia de pessoa para pessoa, mas, com bons programas de fidelização e preços competitivos, é possível aumentar a frequência do consumidor, gerando ainda mais lucros para a empresa.

Quais são os passos para obter lucro em um lava-rápido?

Faça as contas do valor necessário para começar a investir no negócio.

Embora exija menos investimentos do que outros serviços do setor, o proprietário do lava-rápido precisa traçar estratégias para atingir os objetivos e, principalmente, conseguir o retorno financeiro esperado. A falta de organização ou desconhecimento do mercado podem ser os motivos que comprometem a gestão do estabelecimento, assim como em qualquer negócio.

Os principais pontos que devem ser destacados são definir um investimento inicial e futuros custos, analisar o local do lava-rápido e a concorrência, calcular os gastos mensais e a previsão de lucro e, por fim, estabelecer diferenciais para a empresa.

Defina um investimento inicial e os futuros custos

Colocar todos os gastos no papel − atuais e futuros − será um passo muito importante para a administração do negócio. Comece pensando em quais equipamentos precisam ser comprados, bem como o número de funcionários a serem contratados e o aluguel do espaço.

Existem gastos relativos aos documentos para abrir a empresa que devem ser incluídos na conta. Com esses números em mente, determine qual o valor do investimento inicial no negócio. Em alguns casos, o futuro dono do lava-rápido pode fazer a conta e começar a juntar o montante que precisa para abrir o negócio.

Em outros casos, também é possível recorrer a empréstimos. Independentemente da forma, o ideal é que os números tenham sido bem analisados, para poder lidar, inclusive, com surpresas que podem acontecer no meio do caminho.

Deixe uma reserva para emergências, para que você não desanime logo no primeiro obstáculo que encontrar ao abrir o negócio.

Verifique o local de instalação e a concorrência

Escolher o local em que vai construir o lava-rápido é, provavelmente, um dos pontos responsáveis pelo sucesso ou fracasso da empresa. Determinadas regiões têm menos movimentação de carros do que outras e isso impacta diretamente no número de clientes.

Por isso, aposte em locais com maior movimentação de carros. Analise também a concorrência do local. Se houver vários lava-rápidos perto de onde o empreendedor quer abrir o negócio, precisará criar mais estratégias para atrair o público dos outros locais.

É importante saber qual o valor e os serviços ofertados próximo ao local do novo negócio para ganhar dinheiro com o lava-rápido. Isso vai facilitar a competição, aumentando as chances de bons resultados. Buscar preços mais competitivos e melhores serviços são características que costumam atrair a atenção do público.

Calcule seus gastos e a previsão de lucro

Anotar todas as despesas e projetar as receitas é fundamental para começar o negócio sem grandes surpresas.

Mais uma vez, os números são essenciais para a gestão do negócio. Desta vez, focando nas receitas e despesas do local depois que estiver funcionando. Assim é mais fácil montar um planejamento, ficando com o caixa sempre positivo, ou seja, com mais entradas do que saídas.

O primeiro passo é calcular os gastos do lava-rápido, inserindo principalmente os gastos fixos. Alguns destes valores que precisam entrar na conta são os salários dos funcionários, conta de água e luz, aluguel do espaço e Internet.

Também é importante projetar os lucros do negócio. Embora não dê para determiná-lo com precisão, faça uma conta utilizando o valor dos serviços e a quantidade que será solicitada pelos clientes por mês. Para saber qual será o lucro, subtraia as despesas da receita. Se o valor for negativo, é preciso repensar na estratégia e nos preços para não terminar o mês no vermelho.

Estabeleça um diferencial da empresa

Criar um programa de fidelidade pode ser o diferencial para atrair mais clientes para o lava-rápido.

Ter diferenciais pode fazer o negócio se destacar mais do que os outros. Depois de analisar a concorrência, é uma boa ideia começar a pensar em um diferencial que pode atrair cada vez mais clientes.

O dono do lava-rápido pode implementar um tipo de lavagem que não existe na concorrência ou criar um programa de fidelidade. Neste ponto, o importante é inovar e oferecer serviços e produtos que não são tão encontrados nos outros lava-rápidos da região.

Considerando o sistema de fidelidade, o comprador pode, por exemplo, ganhar uma lavagem depois de realizar dez. Assim, o cliente será motivado pela economia que fará em determinado momento, preferindo sempre este estabelecimento a outros que não oferecem a vantagem, por exemplo.

O sistema Onmotor, por exemplo, oferece uma funcionalidade que muita utilidade para este tipo de empresa, trata-se da possibilidade de se fidelizar o cliente, programando e alertando o cliente através de SMS e e-mail sobre a necessidade de se trazer o carro novamente para uma nova lavagem, polimento, cristalização, etc. A esse SMS e/ou email, pode-se anexar uma promoção ou desconto especial.

Um outro recurso que também pode ser citado é a redução do tempo de digitação que o sistema Onmotor traz, pois, é possível salvar modelos de serviços e, com poucos cliques, os mesmos são inseridos no sistema.

Negócio que vale a pena

Grande circulação de carros aumenta a procura pelos serviços dos lava-rápidos do país.

O mercado de lava-rápidos está bastante aquecido, sendo uma boa opção de investimento para os brasileiros. Implementar serviços de qualidade, com bons preços em uma localização com grande movimentação de carros já é parte do caminho para o sucesso.

Aprender como ganhar dinheiro com lava-rápidos é algo que acontece aos poucos, assim como em todas as áreas. A medida que a pessoa está mais inserida no mercado, mais consegue criar estratégias para se destacar e trazer mais lucros para a empresa. A criatividade é aliada na construção de um negócio promissor.

Uma gestão eficiente e funcionários preparados para atender os clientes são pontos que farão os clientes voltarem, satisfeitos com o trabalho pelo qual pagaram. A administração de qualidade fará com que os problemas sejam resolvidos com maior facilidade, potencializando a produtividade do lava-rápido.

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