Tudo que você precisa saber sobre uma oficina mecânica de veículos pesados

Posted by Marketing Onmotor

Assim como em qualquer negócio, o sucesso de uma oficina mecânica de veículos pesados depende de diversos fatores, e não há nenhuma fórmula mágica. Porém, alguns elementos destacam-se na construção desse sucesso.

Um desses elementos é conquistar os clientes prestando um bom serviço, para que, assim, a oficina construa uma fama de respeitar seus clientes e de oferecer o melhor serviço. Porém, para que isso aconteça, é necessário que a oficina possua uma determinada estrutura física e de funcionários, e possuir alguns pré-requisitos.

O cuidado e comprometimento com os clientes é essencial para que a oficina se mantenha sempre sendo procurada por seus fregueses e continue fazendo bons negócios. Além disso, caso a empresa adquira alguma má fama, perdê-la será difícil, e pode comprometer o bom andamento da oficina.

As oficinas mecânicas de veículos pesados oferecem serviços para caminhões e ônibus.

Oficina mecânica de veículos pesados

Por se tratar de uma oficina mecânica de veículos pesados, ela precisa estar preparada especificamente para atender essa demanda de serviços. Ou seja, não se trata de uma oficina comum, é necessário possuir um espaço e equipamentos especializados.

Outro ponto é que, por trabalhar com veículos maiores e mais pesados, o risco de acidentes graves é maior, então, todo cuidado é pouco. Por isso, veja abaixo algumas especificidades que esse tipo de oficina precisa ter para possuir sucesso e atender bem os seus clientes.

Estrutura da oficina

Uma das partes mais importantes de uma oficina mecânica de veículos pesados é a estrutura da oficina. Isso porque, é necessário possuir um espaço que seja suficiente para manobrar e trabalhar com os veículos.

Os espaços destinados a realização dos reparos precisam ter a capacidade para que o veículo possa caber com uma folga, espaço para o mecânico trabalhar e espaço que seja suficiente para manobrar os veículos.

E, além da estrutura do prédio, a oficina precisa também possuir uma estrutura de funcionários qualificados e os instrumentos necessários para realizar os serviços.

Assim, com uma estrutura boa e que atenda a todas as necessidades da oficina, é possível conquistar os clientes e tornar-se uma empresa conhecida pela qualidade do serviço prestado.

Peças originais

Trabalhe sempre com peças originais. Nos casos de oficinas mecânicas de veículos pesados, essa dica se torna ainda mais importante. O uso de peças que não são próprias das marcas pode trazer maiores danos para o veículo, além de oferecer riscos ao motorista. Isso porque, em caso de falhas dessas peças, enquanto o veículo estiver em movimento, a chance de acidentes graves é altíssima, principalmente porque estamos falando de veículos pesados e de grande volume.

Além disso, ainda pode trazer danos às cargas e aos passageiros, no caso dos ônibus. Além disso, pode acabar manchando a imagem da oficina e dos mecânicos e, ainda, causar possíveis problemas para os responsáveis.

Estoque de peças

Assim como em qualquer outra oficina, possuir um estoque de peças originais das marcas que a oficina costuma atender é muito importante. Até porque, possuindo o estoque já na oficina, o tempo para a finalização do serviço será menor.

Isso porque não será necessário realizar a compra e esperar chegar a peça (que muitas vezes são encomendadas). Além disso, em caso de compra da peça apenas no momento em que ela é requisitada em um serviço, pode acontecer de o fornecedor também não possuí-la e, assim, demorar ainda mais o serviço.

Esse tempo de espera para a realização e finalização do reparo ainda atrapalha o andamento da oficina, já que trata-se de veículos grandes e que ocupam bastante espaço. Esse espaço ocupado de maneira improdutiva também traz prejuízos à oficina e ao seu andamento.

Agrade os clientes oferecendo um serviço rápido e de qualidade. Isso é um diferencial que irá fazê-los voltar a procurar a oficina.

Mão de obra qualificada

Para garantir que o serviço prestado será de boa qualidade e irá satisfazer todas as necessidades dos clientes, é imprescindível que uma oficina mecânica de veículos pesados possua profissionais capacitados e qualificados para realizar esse tipo de serviço.

É preciso que eles possuam essa especialização para que saibam resolver casos específicos e até mesmo para que saibam os riscos que estão correndo e como preveni-los ou se proteger deles. Além disso, trabalhar com veículos pesados não é a mesma coisa que trabalhar com veículos leves, as especificidades desses veículos precisam ser respeitadas.

Um mecânico sem a devida preparação pode acabar até causando outros problemas, ou agravando a situação, e um serviço mal feito pode afetar a reputação da oficina.

Mão de obra especializada é essencial para uma oficina mecânica de veículos pesados.

Garantia de serviço prestado

Oferecer garantia nos serviços passa confiança e tranquilidade para os clientes. Por isso, oferecer uma garantia duradoura pode atrair e fidelizar os clientes, além de demonstrar que você confia no seu trabalho.

Não oferecer uma garantia pode afastar clientes, que podem se sentir receosos e preocupados quanto à solução do seu problema.

Porém, é preciso fazer o serviço corretamente já na primeira vez, até para que o trabalho não precise ser refeito ou cause algum prejuízo para a oficina.

Valas de inspeção

Elevar um veículo pesado como um ônibus ou caminhão é uma tarefa que não é nem um pouco fácil. Por isso, o melhor é que haja uma vala de inspeção. A vala de inspeção é um espaço que fica abaixo do nível do chão, ficando, assim, embaixo do veículo.

Desse modo, o mecânico pode inspecionar o veículo por baixo, o que muitas vezes é necessário, sem correr risco de acidentes.

Por isso, as valas precisam ser grandes o suficiente, para que o mecânico possa ficar dentro, se locomover por toda a superfície inferior do veículo e ainda utilizar seus instrumentos com facilidade.

As oficinas mecânicas de veículos pesados precisam de espaços específicos.

Cabine de pintura

Muitas vezes, é necessário fazer reparos na estrutura externa dos veículos, como pinturas, por exemplo, e para isso é necessário possuir cabines que sejam próprias para esse tipo de serviço.

Porém, em oficinas mecânicas de veículos pesados, as cabines de pinturas precisam ser específicas para esse tipo de veículo e diferente das cabines de pintura para carros, por exemplo.

Uma das diferenças que precisa haver nessas cabines de pintura é um piso que suporte o peso dos veículos. Além disso, o espaço precisa ser grande o suficiente para caber os veículos e o funcionário que irá realizar a pintura, além das ferramentas.

Outra adaptação que pode ser feita é a inclusão de um elevador, para que o pintor alcance até as partes mais altas dos veículos.

Condições de pagamento oferecidas

Por tratar-se de um serviço especializado feito em veículos maiores e mais pesados, os serviços prestados podem acabar saindo mais caros do que se comparado a outros tipos de automóveis. Assim, é preciso oferecer diversas opções de pagamento, como à vista ou no cartão de crédito, por exemplo. Atualmente, o acesso a maquininhas de cartão está muito facilitado, inclusive, o que ajuda o proprietário nessa tarefa.

Além disso, o pagamento não pode ser um obstáculo entre você e seu cliente. Como já vimos anteriormente, é preciso sempre agradá-lo. Ofereça condições de pagamento diferentes e acessíveis, para que todos sempre procurem a sua oficina para realizar os devidos reparos em seus veículos.

Equipamentos para veículos diesel

Uma oficina mecânica de veículos pesados precisa ter equipamentos e ferramentas específicas para veículos diesel, já que grande parte dos automóveis atendidos será dessa categoria.

Um exemplo desse tipo de equipamento é a gaiola. Ela serve para auxiliar o mecânico a calibrar os pneus desses veículos e ainda a fazer outros reparos. Além de ser um instrumento específico para esses veículos, ou seja, propicia um reparo de melhor qualidade, a gaiola ainda oferece maior segurança para a realização do trabalho.

Para ser uma boa oficina e prestar um serviço de qualidade, que agrade os clientes, é preciso que haja realmente essa especialização, até porque isso demonstra o comprometimento com a prestação de um bom serviço.

Alguns equipamentos são indispensáveis em oficinas mecânicas de veículos pesados.

Onmotor

O Onmotor é um sistema online para oficinas mecânicas de todos os estilos. Ele surgiu para suprir as necessidades dos proprietários e administradores de oficinas mecânicas.

Para quem é dono de uma oficina mecânica de veículos pesados, por exemplo, fica mais fácil de acompanhar como está o andamento de cada parte do processo de reparo desse veículo, assim como o andamento dos setores em geral.

Desse modo, é possível conhecer melhor o funcionamento da oficina e melhorar as falhas que acabam atrasando a finalização do serviço. Dessa forma, é possível diminuir o tempo para a realização do serviço, agradando mais o cliente, e oportunizando um aumento dos ganhos.

Com o Onmotor, também é possível mandar mensagens de texto para o cliente para atualizá-lo sobre o reparo do veículo, como, por exemplo, em qual fase está e qual a previsão do término, além de orçamentos, promoções e mensagens de felicitações em datas especiais.

E, ainda, é possível realizar o controle das finanças e dos cadastros dos clientes e das ordens de serviços. Essas ferramentas facilitam muito na administração da oficina, e ainda evitam que ocorra algum problema por falta de um gerenciamento correto.

Após a leitura desse texto, você conseguiu ver tudo o que uma oficina mecânica de veículos pesados precisa? E mais, conheceu um pouco mais sobre o Onmotor e como ele pode auxiliar as oficinas mecânicas?

Apesar de superficialmente as oficinas parecerem um negócio simples, na realidade, quando se quer prestar um serviço de excelência para os clientes e ser reconhecido por isso, as coisas não são tão simples assim.

Mas você acha que faltou algum elemento que uma oficina mecânica de veículos pesados precisa? Ou gostou do texto? Compartilhe a sua opinião com a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

Whatsapp - 9h às 18h